05 fev

O que você faria com três horas a mais no seu dia?

Se me perguntassem isso lá no começo da empresa, em 2015, eu ficaria tão perdida que não saberia nem responder.

Hoje, com essa sensação de três horas a mais nos meus dias, respondo rapidamente: dormiria uma hora a mais pela manhã (de preferência acordaria sem usar o despertador), incluiria pelo menos uma hora de exercícios físicos e uma hora de leitura, todos os dias.

Sim, é exatamente isso que conquistei nos últimos anos, depois de conhecer o método GTD e começar a aplicar um pouquinho desse e de outros métodos de organização nos produtos daqui da Zaená.

Você já deve estar pensando que esse texto é um grande conto de fadas sobre uma empreendedora que vive em um mundo ideal, cor de rosa, sem problemas. Vou te mostrar que não é nada disso e que, seguindo passos simples, você também pode alcançar essa conquista.

O fato é que o Planner 2019 Zaená é um produto que vem sendo desenvolvido há quase três anos. Pode parecer exagero, mas desde 2016, quando lançamos o primeiro Planner, essa ideia tem sido trabalhada e lapidada a cada ano.

Quando lembro da minha vida lá no início de 2016, ao acabar de me mudar para a capital, só consigo pensar em uma coisa: caos!

Depois dessa inquietação e de muito estudo, resolvi criar um método próprio de organização, que funciona basicamente no papel. Acredite, já tentei usar todos os aplicativos possíveis, Google agenda, agenda comum de papel e etc., o que sempre funcionou lindamente. Por uma semana e nada mais que isso.

Então passei alguns meses tentando descobrir como pessoas conseguiam ser organizadas, produtivas e ainda terem tempo de tirar férias, ler livros, assistir a séries e todo esse monte de coisa que pessoas normais fazem ou gostariam de fazer. Foram várias horas de leitura em blogs gringos e brasileiros, como o Vida Organizada que eu amo e recomendo.

Foi daí que começou a surgir um trabalho que não poderia fazer mais sentido e ser mais prazeroso para mim: desenvolver produtos de papelaria funcional.

Nunca poderia imaginar que, um dia, conseguiria fazer praticamente duas horas de exercícios diários, dormir até o sono acabar e ainda voltar a cultivar um hábito que sempre amei: o da leitura.

Pois bem, graça alcançada!

Mas como você pode fazer o mesmo?

A resposta mais rápida e objetiva que eu posso te dar é: criando o hábito da organização e planejamento. Foi essa luzinha que acendeu na minha cabeça lá em 2016 e essa é a semente do Planner 2019 Zaená.

Claro, não vou te dar nenhuma fórmula milagrosa. O resultado vem com disciplina, o que não significa que tem que ser chato.

Se você é da turma do papel, você precisa conhecer o Planner 2019 Zaená e ver com seus próprios olhos como isso vai funcionar para você.

CONHEÇA O PLANNER 2019
A dica de ouro: teste por 21 dias, o suficiente para virar um hábito. Não vou te dizer para planejar minuciosamente sua semana no domingo, com todos os detalhes. Não vou te dizer pra planejar o dia seguinte na noite anterior, nem nada disso – até porque nem eu mesma faço assim.

Vou dizer apenas: experimente o Planner 2019 Zaená e planeje do seu jeito, mas sempre com consistência. Não deixe de escrever, seja diariamente, semanalmente, a cada dois dias, tudo que você tem que fazer e o mais importante: no seu ritmo. De nada adianta você criar uma lista enorme de tarefas se não vai dar conta.

Dica bônus: comece planejando bem menos tarefas do que você acha que é capaz. Acredite em mim: chegar ao fim do dia com todas as tarefas cumpridas, mesmo que sejam poucas, não tem preço. Assim você garante que tudo saia como planejou e que os imprevistos, que inevitavelmente aparecem, não atrapalhem o seu dia-a-dia

Mas antes de mais nada:

O que é mesmo um Planner?

Um Planner é uma ferramenta importantíssima se você quer atingir seus principais objetivos, organizar todas as vertentes da sua vida, se conhecer melhor e documentar todos os seus dias. Essa última função é uma das minhas favoritas. Amo pegar meus planners antigos e ler minhas tarefas, minhas metas, ver o que eu consegui cumprir, o que ainda dá pra melhorar, quais eram as minhas prioridades, como lidava com o meu dinheiro e muito mais.

Muito mais que uma agenda comum, um Planner organiza, planeja e monitora praticamente todos os aspectos que você quiser (e que o planner permitir): tarefas, compromissos, finanças, hábitos, metas, projetos, objetivos e até seus momentos de lazer, como leituras, filmes e séries.

Vou citar somente algumas das coisas que consegui depois de começar a usar esse tipo de organização:

  1. Visualizar metas, destrinchá-las e cumpri-las;
  2. Saber para onde meu dinheiro está indo;
  3. Dividir projetos, sabendo onde focar em cada um deles;
  4. Nunca mais esquecer de pagar uma conta;
  5. Encontrar facilmente anotações que antes ficavam perdidas em qualquer lugar;
  6. Visualizar compromissos, eventos, festas e aniversários em um âmbito anual;
  7. Controlar e gerenciar hábitos, desenvolvendo novos e aperfeiçoando os hábitos que eu já tinha.

Agora você deve estar perguntando:

Como o Planner 2019 vai me ajudar?

A resposta é simples: através de todas as ferramentas que existem em um único produto, você consegue realmente se organizar de verdade e ser, pelo menos, 3x mais produtivo do que se não usasse nada.

Para que você entenda isso de uma vez por todas, tenho uma coisinha pra te contar: são 15:33 de uma quinta-feira e escrever esse post não era uma das tarefas de hoje. Mas terminei todos os afazeres que eu tinha planejado para o dia de hoje antes das 15:00 e resolvi adiantar isso, já que meu próximo compromisso de hoje é as 18:15.

O Planner 2019 Zaená vai te ajudar, principalmente, no autoconhecimento. Digo isso porque sinto na pele toda vez que eu sento para planejar meus dias, semanas, meses e ano. Depois de criar esse hábito de planejar no papel, percebi que tenho muito mais facilidade em mensurar as horas gastas em cada tarefa e ainda te digo mais: sei até qual tarefa eu terei mais resistência em concluir ou mesmo começar. E é aí que a ajuda vem em dobro: conhecendo suas facilidades e dificuldades, fica cada vez mais fácil se forçar a focar em algo que você sabe que é importante, mas que acaba deixando meio de lado.

“Ai, mas eu tenho dificuldade em criar hábitos, sempre abandono qualquer método de organização antes de sentir os resultados”. Então, meu caro, o próximo tópico é para você.

Tenho medo de comprar um Planner 2019 e não me adaptar. E agora?

Deixa eu adivinhar: você já tentou usar agendas comuns, planilhas no computador, aplicativos de listas de tarefas e nada funcionou, certo? Pois bem, como eu disse no começo do texto, isso também aconteceu comigo. A grande diferença do Planner 2019 Zaená é o layout e funcionalidade realmente intuitivos e acessíveis. É quase como um passo-a-passo para a produtividade.

Todas as páginas são sinalizadas com o que você deve preencher em cada área, facilitando o uso e liberando uma parte do seu cérebro que poderia sofrer um bloqueio na hora de despejar suas tarefas diárias. O layout já está pronto e, modéstia a parte, é muito lindo!

Atendo muita gente receosa, dizendo que nunca usou um planner e não sabe como funciona. O Planner 2019 é praticamente um manual de instrução da sua organização em forma de caderno. Você não vai precisar se preocupar com o conteúdo de cada página, nem se assustar com uma folha inteira em branco, pois já está tudo lá, prontinho para ser usado. É lógico que o Planner sozinho não faz milagre e você precisa fazer do seu planejamento um hábito.

Sempre digo que o hábito de se organizar é exatamente como os outros, só que mil vezes menos chato. O pulo do gato é focar nos resultados bons que isso vai te trazer: seja perder uns quilos, se sentir mais disposto e saudável ou, no caso do planner, conseguir tirar seus tão sonhados projetos do papel e atingir suas metas mais importantes. O fato de conseguir cumprir todas as tarefas de um dia, de uma semana ou até mesmo do mês também traz uma sensação indescritível. E é essa sensação que o Planner 2019 Zaená vai fazer você sentir.

Uma pergunta: você sabe quanto tempo está “deixando de ganhar” por dia, só por não conseguir se organizar direito?

Tempo é dinheiro!

Por isso eu sempre digo: quanto vale seu dia de trabalho? E a sua hora trabalhada? Quando você tem um dia ocupado (e não produtivo) você não está se organizando corretamente. E isso pode te custar caro, afinal, tempo é dinheiro!

Quando eu falo em produtividade, eu quero dizer que ser produtivo é ser organizado o suficiente para fazer o que você gosta. E isso não significa trabalhar muito ou viver sempre ocupado. Minha missão, através da Zaená, é devolver a qualidade de vida que você sempre quis, é garantir que você consiga cumprir com as exigências da vida e do trabalho, mas também com suas demandas pessoais e momentos de pausa e lazer.

Sendo assim, finalizo esse texto com a mesma pergunta com a qual eu comecei: o que você faria com três horas a mais no seu dia?

Para conhecer o Planner 2019 Zaená, acesse o link abaixo:

CONHEÇA O PLANNER 2019 ZAENÁ

Deixe um comentário