22 ago

A parte 3 da série Loja Virtual Descomplicada veio mostrar essa ferramenta tão importante que é a sua Oferta Irrecusável

 

Você já tem uma loja estruturada, uma boa marca e está se esforçando para ter fotos cada vez melhores dos seus produtos (confira o post sobre fotografia AQUI). Agora é hora de criar a sua oferta irrecusável, aquela que une o seu público certo com o momento certo.

Depois de fazer os exercícios de EMPATIA para pensar como pensam seus clientes, chegou a hora de criar um bom argumento de vendas, sem ser invasivo ou pedante e pensando sempre como seu cliente. Por isso, é importante ter os próximos passos em mente:

1 – O cliente compra a experiência

Como já disse em outro post da série, os clientes compram a experiência e os benefícios de um produto, e não o produto em si. Para exemplificar, vamos usar um produto da loja Zaená e pensar sobre o que parece mais atraente: comprar uma “agenda gourmet” ou comprar a solução para o seu problema de organização e produtividade? De nada adianta você oferecer seu produto sem mencionar a experiência de usá-lo e os benefícios que ele pode trazer. Mencionando-os você consegue fazer com que o valor do produto seja muito superior ao preço que você cobra. Uma boa oferta tem um alto valor percebido e esse valor nada mais é que a diferença entre o que o cliente espera do produto, o que pagará por ele e, por fim, o que ele recebe de fato. Pense nisso!

2- Ninguém gosta de ser forçado a comprar

Uma boa oferta irrecusável tem como princípio convidar as pessoas a comprarem, e não coagi-las. Para isso, é imprescindível ter uma comunicação leve e sutil com seus clientes. Mostrar o valor do produto focando nos pontos fortes dele e deixar que os clientes o desejem é uma boa saída. Outra dica infalível é deixar que outros clientes falem por você: nada mais motivador para uma pessoa que deseja fazer uma compra (principalmente pela internet) do que ver o que outra pessoa achou do mesmo produto desejado por ela. Exibir depoimentos no site, avaliações na loja e redes sociais é uma ótima pedida!

3- Algumas pessoas precisam de um empurrãozinho

Seja ele um desconto de lançamento, brindes extras, serviços com primeiras sessões gratuitas ou condições especiais por tempo limitado. Isso acaba gerando um senso de urgência e, muitas vezes, impulsiona as vendas do seu negócio. Além disso, destruir possíveis objeções à compra também é extremamente importante. Usando novamente o poder da empatia, não será tão difícil perceber do que o cliente poderia não gostar. Aí é só deixar isso tudo bem claro antes mesmo de o cliente perguntar. Isso pode estar visível em um FAQ (frequent asked question) ou nas próprias políticas da loja. Oferecer uma garantia (mesmo que seja a garantia de uma vida mais organizada, voltando ao caso do Planner Zaená) e deixar isso explícito, sempre deixará o cliente mais seguro da compra. A última dica nesse segmento é: sempre superar expectativas, seja com uma embalagem caprichada, um pequeno presente, desconto na segunda compra ou o que sua criatividade mandar! Já falamos sobre superar as expectativas AQUI, mas vale a pena reforçar 😉

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre a oferta irrecusável, está na hora de partir para a ação, não é mesmo?

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