29 jun

Quando comecei com a loja virtual, em 2014, não imaginava que gostaria tanto assim desse tipo de venda/contato. Algumas pessoas me perguntam como escolhi a plataforma, quais são os prós e contras dessa escolha e algumas outras dúvidas referentes ao assunto. Vou contar um pouco do que eu sei e do que eu coloco em prática hoje, na Loja Zaená.

CHAMADA_SITE-1

Alguns não sabem, mas a Zaená está presente em duas plataformas que são bem diferentes uma da outra: o Iluria e o Elo7. Por isso, prefiro comentar somente os prós e contras dessas duas, que já conheço bem. Quando comecei, entrei logo no Elo7, primeiro por já ter ouvido falar antes (quem nunca deu um Google em qualquer produto artesanal e encontrou o Elo7 lá, no primeiro resultado?) e segundo porque a proposta de poder fazer uma loja virtual sem pagar nada me chamou a atenção a princípio. Montei a loja, cadastrei alguns produtos e recebi o primeiro pedido! Como era a primeira venda, fiquei meio perdida, mas logo me acostumei com a movimentação. Já no Iluria, a Zaená está presente desde que relançamos a loja virtual, em fevereiro desse ano. Partindo para o que interessa, vamos à comparação das duas, lembrando que esse post expressa somente a minha opinião sobre o assunto.

– PERSONALIZAÇÃO

Em relação à personalização, acho o Iluria melhor que o Elo7, já que permite inúmeras formas de personalizar o seu cantinho, desde diversos tipos de fontes e cores, até a variações de estilo de menu. Além disso, é facil de mexer e bastante intuitivo, qualquer pessoa consegue personalizar a loja praticamente como quiser. Embora grande parte das lojas no iluria tenham quase a mesma disposição de layout, acho que o custo benefício vale à pena e o Iluria cumpre bem essa função. Já o Elo7 conta com uma personalização bastante limitada, oferecendo basicamente a personalização de um banner, uma fachada e uma descrição, além das políticas da loja. Lá, todas as lojas tem a mesma disposição desses três itens. Embora o Elo7 também ofereça o serviço de montar uma “vitrine” com a sua loja, essa ferramenta não muda tanto a cara de Elo7 que já conhecemos.

– DIVULGAÇÃO

Já no sentido da divulgação da sua loja virtual, acho o Elo7 melhor, uma vez que a proposta deles é exatamente essa. Eles investem pesado em divulgação e os lojistas tem um retorno grande sem muito esforço. Há também a possibilidade de pagar a divulgação de alguns produtos (no máximo 16 produtos: os que estão em destaque na loja). Há quatro meses venho pagando e percebi uma boa melhora nas vendas, embora tenha oscilado bastante no último mês e caído nas últimas semanas. O Iluria, nesse sentido, não divulga sua marca, uma vez que essa não é a proposta deles. Aí vai depender de você toda a parte da divulgação, incluindo possíveis gastos com anúncios nas redes sociais ou mesmo no Google.
A escolha da plataforma certa vai depender de você, da sua loja e dos seus clientes. Como início, sugiro o Elo7, para deixar seu negócio mais conhecido e começar a ter uma cartela de clientes (fidelizá-los também vai depender de você, mas isso é assunto para um outro post). Quando seu negócio estiver mais conhecido e seus clientes mais próximos, o Iluria fica melhor, por motivos de comissão, o próximo tópico.

– PAGAMENTOS E COMISSÃO

Em relação a meios de pagamento, o Iluria é mais diversificado, aceitando Moip, Paypal, Pagseguro, B!Cash, MercadoPago, depósito em conta e também a opção de pagamento na entrega, sendo essa opção previamente acertada entre o cliente e a sua loja. Já o Elo7 aceita Moip e Paypal, ficando pra trás por não aceitar depósito em conta, provavelmente para poder cobrar a comissão “automaticamente”. Por falar em comissão, 12% em cima de cada compra é o que o Elo7 cobra: um valor bem alto, na minha opinião. O Iluria cobra comissão apenas sobre vendas pagas com cartão, sendo a comissão do próprio PagSeguro: 4,79% + R$0,40 por transação. Além disso, o PagSeguro oferece a função de checkout transparente, possibilitando que o cliente faça o pagamento sem sair da loja, ou seja, sem abrir a página do PagSeguro. Eu, particularmente, gosto dessa funcionalidade e acho que dá um ar mais “profissional” para a loja. É importante lembrar que o Iluria não cobra comissão, mas cobra uma mensalidade que depende do número de produtos cadastrados na sua loja (com planos a partir de R$9,90 mensais, para até 50 produtos).

– FRETE

Em relação ao frete, o Elo7 se destaca por ter contrato com os Correios. Assim, o frete sai mais em conta para o comprador e a opção de e-Sedex também é oferecida para as áreas que são contempladas por essa funcionalidade. O e-Sedex costuma ser mais rápido e mais barato que o Sedex e PAC. Além disso, no Elo7 você vendedor pode gerar uma PLP (pré lista de postagem) para cada pedido. Isso permite que você pague o valor do frete no conforto do seu lar, através de boleto, saldo Moip ou cartão de crédito, gerando uma etiqueta para ser colada diretamente no pacote. Isso facilita muito a vida nos dias de Correios por aqui. O Iluria não oferece essas opções, ficando a seu critério fazer o contrato com os correios para poder oferecer um frete mais barato para seus clientes. Assim, quem não tem o contrato, deve preencher à mão (ou como achar melhor) a etiqueta que vai no pacote.

– OUTRAS CONSIDERAÇÕES

Um outro contra do Elo7 é que o vendedor não pode divulgar seu site, página, redes sociais, telefone e etc. Caso faça isso, pode ter sua loja banida. Em relação ao atendimento ao lojista, a plataforma já melhorou bastante desde 2014, mas ainda conta com algumas falhas (não ter um telefone ou demorar para responder um e-mail por exemplo). Estão desenvolvendo um aplicativo para melhorar a comunicação entre a loja e o cliente que parece ser bom, embora ainda tenha que fazer algumas melhorias. O aplicativo está em fase beta e estou testando com a minha loja. E, embora nunca tenha precisado usar, o atendimento do Iluria parece um pouco mais ágil e eficiente. Outra coisa importante do Iluria, é o fato de ele aceitar um domínio próprio para a sua loja, algo que eu considero “mais profissional”, enquanto o Elo7 não aceita e ficamos à mercê de um domínio www.elo7.com.br/zaena, por exemplo.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Leia também a série “Loja Virtual Descomplicada”, aqui no Blog da Zá!

PARTE 1

PARTE 2

PARTE 3

Espero ter ajudado de alguma maneira e, se tiver alguma dúvida, pergunta aí nos comentários 😉

Comentários(02)

  1. Adorei o post! Muito esclarecedor!
    Vou usar as dicas para o meu negócio.
    Valeu Isabela <3

    Lucileine Nunes Longo 15 de novembro de 2016 Responder
    1. Que bom que te ajudou, Lucileine!
      Se tiver alguma dúvida, é só falar!
      Continue acompanhando nosso blog 😉

      Zaena 16 de novembro de 2016 Responder

Deixe um comentário