07/02/2023

Conheça os principais tipos de planner + dicas para escolher o modelo ideal

Os planners ganharam o coração das pessoas e prometem ser a solução perfeita de quem precisa organizar e planejar a rotina e outros aspectos da vida pessoal e profissional. Afinal, organizar e confiar apenas na memória definitivamente não é uma boa solução.

 

Mas planner não é o mesmo que agenda? Se não, quantos tipos de planner existem? Se você têm essas dúvidas, acompanhe o artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o que é e como usar um planner para ter uma vida mais organizada.

 

Mas afinal, o que é um planner?

Um planner é um caderno cuja função é auxiliar na organização e planejamento de diversas informações e tarefas como contas a pagar, reuniões, projetos, objetivos, metas e muito mais!

 

Seu principal diferencial em relação às agendas tradicionais é o seu layout. 

 

Tradicionalmente as agendas possuem páginas simples que contém apenas um campo para anotar a data e algumas linhas, já o planner possui diversos campos destinados à diferentes categorias de anotações.

 

Isso permite uma melhor organização e visualização das informações, tornando o processo de execução das tarefas mais intuitivo e prazeroso.

 

A quantidade de campos e o design da página variam de acordo com o formato ou modelo escolhido.

 

Atualmente existem diversos tipos de planner cujo layout é cuidadosamente elaborado para uma rotina ou objetivo específico como o planner de estudos, planner financeiro, planner de autocuidado e muitos outros!

 

Para saber mais sobre o assunto prossiga com a leitura!

5 vantagens de usar um planner para se organizar

 

Organizar múltiplas tarefas em um só lugar de maneira fácil e eficiente é com certeza uma das vantagens que mais chamam a atenção quando o assunto é planner. Porém essa não é a única.

 

Confira a seguir tudo que é possível obter ao utilizar um planner para organizar sua rotina e projetos!

1 - Aumento da produtividade e criatividade

Como consequência da organização promovida pelo planner, quem utiliza o método acaba experimentando também um aumento na produtividade diária.

 

Uma vez que tudo esteja bem organizado e definido, a execução das tarefas se torna mais fácil, ágil e até mesmo prazerosa!

 

Outro ganho colateral proveniente da utilização dos planners é o aumento da criatividade! Com seus layouts diferenciados, os planners estimulam e despertam o lado mais artístico e criativo daqueles que o adotam.

2 - Melhor integração da rotina de trabalho e pessoal

Se você acha que o planner só serve para organizar sua rotina de trabalho e compromissos ligados ao seu negócio, está redondamente enganada.

 

É fato que durante muito tempo as agendas tiveram exatamente essa função e não havia espaço para outro tipo de anotação.

 

Porém, com a chegada dos planners, finalmente é possível cuidar da vida pessoal e do trabalho no mesmo espaço sem que nenhum dos dois acabe negligenciado.

3 - Evitar esquecimentos

Com o planner, todas as tarefas e eventos importantes são registrados em um único local, o que ajuda a reduzir bastante os esquecimentos e torna o acesso a essas informações mais rápido e prático.

4 - Economia 

Ao invés de gastar dinheiro, tempo e papel imprimindo planners todos os dias ou semanas, basta apenas um único planner para se organizar de maneira simples, econômica e durável.

5 - Mais bem estar e satisfação

Por fim, com a vida mais organizada e a produtividade em alta, você com certeza vai se sentir muito mais tranquila e melhor consigo mesma.

 

Quem diria que um simples planner seria capaz de oferecer tantas vantagens, não é mesmo?

 

Agora que você já entendeu o que é um planner e quais os benefícios ele promove, que tal conhecer os principais tipos de planner e suas características? 

Quais são os principais tipos de planner?

 

Embora todos os planners tenham a função de ajudar no planejamento e organização, existem diversos tipos de planner, com formatos, características e formas de utilização diferentes. 

 

Conheça agora os 7 principais: 

1 - Planner Diário

 

O planner diário é o que mais se assemelha à uma agenda. Seu formato permite a visualização e organização de um dia por página, porém, diferente da agenda, ao invés de conter apenas linhas, o planner diário possui campos personalizados para que você possa fazer anotações de assuntos específicos.

2 - Planner Semanal

 

No planner semanal, como o próprio nome diz, é possível visualizar uma semana completa por página. 

 

Seu formato geralmente é horizontal composto por colunas onde são anotados as principais tarefas a serem realizadas em cada dia da semana.

3 - Planner Anual

 

O planner anual é destinado a compromissos agendados e eventos mais importantes como reuniões, aniversários e eventos. 

 

Também é o produto que vai te ajudar no planejamento do ano, do semestre, do mês, semana e dia.

 

Além dos compromissos mais concretos, o ideal é que você também anote metas a serem cumpridas em determinados prazos - como ler determinado livro, colocar na prática algum projeto e por aí vai.

4 - Planner de parede

 

Com o formato mais diferenciado dentre todos os planners da lista, o planner de parede funciona como um pôster e pode ser pendurado na parede da sua casa ou escritório.

 

Perfeito para anotar datas de aniversários, eventos, consultas médicas e organizar a rotina de faxina ele permite a visualização de todos os compromissos de uma só vez e pode ser compartilhado com mais pessoas.

5 - Planner de Estudos

 

O planner de estudo te ajuda a montar um cronograma perfeito para sua rotina de estudos, tudo para que você possa cumprir com suas obrigações e alcançar suas metas sem se sobrecarregar.

 

Nosso modelo conta com cronograma, checklist, meta e avaliação da semana, além de muitas outras ferramentas para deixar seus estudos mais focados.

6 - Planner Financeiro

 

Quer ter mais controle sobre os seus gastos e economizar dinheiro ao longo do ano? Então aposte em um planner financeiro!

 

Esse planner tem tudo o que você precisa para organizar seu orçamento pessoal e ter uma vida financeira mais saudável como por exemplo:

 

  • Detalhamento mensal, para entender as categorias e tipos de gastos do mês
  • Balanço mensal, para entender seu saldo
  • Controle de gastos (dinheiro, débito e pix) com bastante espaço e tabela de gastos por categoria
  • Controle do cartão de crédito bem detalhado e com tabela de gastos por categoria

7 - Planner de Autocuidado

 

O Planner de Autocuidado é ideal para te ajudar a cuidar do seu bem estar.

 

Defina sua rotina ideal, registre seu sono, seus medicamentos, humor, medidas e muito mais.

 

Além disso, o planner de autocuidado é dois em um, pois possui tanto uma estrutura semanal quanto mensal!

Tipos de Planner: Dicas para escolher o modelo ideal

1 - Para que você usará o planner?

De forma geral, os planners têm a função de ajudar na organização da rotina e planejamento de projetos, todavia, pessoas diferentes têm rotinas e objetivos diferentes.

 

Assim sendo, o ponto de partida para escolher o tipo de planner ideal é definir para qual objetivo ele servirá.

 

Caso seu objetivo seja mais específico, o ideal é que você procure por planners personalizados, cujo design e formato foram especialmente elaborados para objetivos específicos, como é o caso do planner financeiro, planner de estudos e outros modelos.

2 - Como é a sua rotina?

Outro ponto importante para a escolha do melhor tipo de planner é a quantidade de tarefas que você precisa organizar e executar.

 

Se você tiver muitos compromissos diários, um planner diário ou semanal são os aliados perfeitos. Já o planner mensal é perfeito para organizar reuniões, consultas médicas e aniversários.

 

Ter 2 ou mais planners também é uma estratégia utilizada por muitas pessoas e que potencializa ainda mais a organização. 

 

Uma boa combinação é o planner anual de parede + planner diário ou planner anual + planner semanal.

3 - De quanto espaço você precisa?

Essa dica tem tudo a ver com a dica anterior, afinal, quanto mais compromissos você tiver que anotar, mais espaço será necessário.

 

Antes de investir no primeiro planner que aparecer, confira se ele realmente atende aos seus requisitos mínimos de espaço para anotações, afinal, o planner precisa facilitar sua vida e não dificultar!

4 - O design tem tudo o que você precisa?

Uma das características que fazem os planners serem tão eficazes é o design diferenciado que permite uma organização criativa e funcional, todavia é preciso analisar se o modelo pretendido realmente tem tudo que você precisa ou ainda se não têm coisas demais!

 

À primeira vista alguns planners podem chamar a atenção pela "fofurice" dos elementos, porém, na prática, esses elementos acabam tomando um espaço precioso e mais atrapalham do que ajudam!

Confira a linha completa de planners Papelaria Zaená! 

Mais de 15 modelos de planners personalizados para você!