07/02/2023

Como funciona o planner de parede anual + Dicas de Uso

Os planejadores são definitivamente a melhor solução para quem está buscando planejar a rotina de uma forma simples, intuitiva e organizada.

Inclusive aqui no blog temos um conteúdo completo sobre os diferentes tipos de planners e suas características: têm o planner diário, planner semanal, planner financeiro, planner para estudos e inúmeras outras opções.

Apesar de terem formatos diferentes, todos eles têm a mesma missão: auxiliar na organização e planejamento das tarefas, lembretes, metas e objetivos…

Hoje você conhecerá um tipo específico de planner: o planner de parede anual. Este é um dos mais diferentes modelos de planner existentes e neste artigo nós vamos explicar em detalhes como ele funciona e de que forma você pode usá-lo. Confira:

Como funciona um Planner de Parede anual?

O Planner de Parede Anual foi criado para que você consiga visualizar todo seu planejamento de uma só vez! 

 

Funciona da seguinte forma: na parte superior do pôster há uma linha horizontal onde estão listados os dias de 1 à 31, formando assim 31 colunas. 

 

Na vertical ficam os meses de Janeiro a Dezembro que totalizam 12 linhas. 

 

Dessa forma, quando as colunas dos dias e as linhas dos meses se encontram, formam-se campos retangulares para as anotações diárias de cada mês, permitindo que você visualize todos os dias e meses do ano de uma só vez de forma clara e organizada.

 

O planner anual de parede é um modelo de planner extremamente simples e prático de usar, podendo ser usado individualmente ou coletivamente para registrar diversos tipos de informações.

 

Quer saber mais? Então prossiga com a leitura.

Planner de parede anual: Benefícios e Vantagens

Ajudar na organização e centralização das tarefas é uma das principais vantagens do planner de parede anual, porém não é a única! Confira a seguir outras vantagens e benefícios desse modelo de planner

Economia

Ao invés de gastar papel e dinheiro imprimindo templates de planners toda semana, basta apenas um único planner para organizar-se de maneira simples, econômica e durável.

Compartilhamento

Você pode optar por pendurar o planner de parede na sala ou cozinha de sua casa e compartilhá-lo com toda a sua família, de forma que todos tenham acesso às anotações e possam lembrar uns aos outros seus compromissos.

 

No ambiente de trabalho o planner de parede ajuda a organizar as tarefas de forma clara , aumentando a interação entre os colaboradores e o incentivo mútuo na hora de lembrar e executar tarefas.

Agilidade

Uma das principais vantagens do planner de parede é a facilidade e a rapidez para encontrar informações. 

 

Por possuir um layout altamente visual, só de bater o olho você já consegue localizar as informações que deseja de maneira rápida, fácil e intuitiva.

Praticidade

Quem é que nunca precisou fazer uma anotação e entrou em desespero ao não conseguir localizar a agenda? Com o planner de parede é impossível que isso aconteça já que sua localização será fixa e acessível.

O que anotar em um planner de parede anual?

Além de servir para anotar datas importantes, como aniversários, eventos e reuniões, o planner de parede também tem inúmeras outras funcionalidades. 

Confira abaixo algumas sugestões de como usá-lo e o que anotar:

Organizar a rotina do lar

O planner de parede anual pode ser um ótimo aliado na hora de organizar e delegar tarefas domésticas como faxina, cuidado com os animais, retirada do lixo, entre outros afazeres.

Basta escolher em quais datas cada ação deve ser realizada e inserir o nome dos responsáveis por executá-las.

Consultas Médicas e Medicação

Famílias cujas consultas médicas e exames sejam frequentes na rotina podem usar o planner para não se esquecer das datas e horários agendados.

O mesmo vale para quem faz uso de medicação ou suplementação. Basta anotar o nome do remédio ou suplemento na data em que ele deve ser consumido.

Período fértil

Para quem está tentando engravidar o planner de parede anual pode se tornar uma ótima ferramenta para o acompanhamento do período fértil 

Para calcular o período fértil deve-se contar 14 dias após o primeiro dia da última menstruação e, depois, somar 3 dias antes e 3 dias depois, para identificar o intervalo dos 7 dias mais férteis.

Monitoramento de hábitos

Monitoramento de hábitos ou habits trackers é uma forma de registrar a evolução diária de uma pessoa que se propõe a adotar hábitos saudáveis e/ou abandonar hábitos prejudiciais.

No método padrão cada hábito recebe uma cor. Ao longo do dia, à medida que os compromissos forem sendo cumpridos, o campo referente à data é pintado com as cores referentes aos hábitos realizados.

Dessa forma é possível ter um maior entendimento dos hábitos que estão sendo executados com mais facilidade e quais precisam de mais atenção.

Planner de Parede Anual: Dicas de uso

Agora que você já sabe como funciona e para que serve um planner de parede anual daremos algumas dicas de uso para que você possa aproveitá-lo melhor. Confira:

Crie símbolos

Para aproveitar melhor o espaço do seu planner de parede anual o ideal é usar alguns pequenos símbolos para representar as tarefas ou hábitos que serão registrados ao invés de escrevê-los.

 

Todavia, caso você não seja muito boa nisso, utilizar apenas cores ou pequenos adesivos ao invés de símbolos também é uma opção!

Utilize canetas de ponta fina

Caso opte por escrever ou desenhar, prefira as canetas de ponta fina, conhecidas também como fine line.

 

Dessa forma você terá mais facilidade em escrever nos campos do planner sem correr o risco de não ter espaço suficiente.

Pendure em um lugar de circulação e fácil acesso

Por estar sempre visível, o planner de parede anual é um ótimo aliado para lembrar de datas e eventos importantes ao longo do ano.

 

Todavia, não esqueça de deixar o planner em algum lugar de trânsito livre e ao alcance dos olhos como a sala, o corredor ou a cozinha.

Conclusão

Não há dúvidas de que o planner de parede anual é um ótimo modelo de planner para organizar diversos tipos de tarefas, principalmente em ambientes onde haja mais pessoas responsáveis por ela, como na sua casa ou no seu trabalho.

 

Além disso, caso você já faça uso de um planner diário, semanal ou mensal, o planner anual de parede pode ajudar a reforçar as tarefas mais urgentes e por estar sempre visível o risco de você se esquecer de algum compromisso torna-se muito menor.

 

Não perca tempo e adquira agora mesmo o seu!